Estabelecer processos produtivos é um dos pontos chave para o sucesso de uma indústria. Isso determinará se os prazos serão cumpridos e a qualidade será mantida. É neste contexto que entra em cena o PCP.
O termo, que é uma abreviação de Planejamento e Controle de Produção, é muito comum no setor industrial, e fundamental para garantir o sucesso do negócio. Para entender mais sobre o assunto continue lendo este artigo!
Como funciona um sistema PCP?
O PCP é um modelo de gestão que engloba diferentes etapas da produção, desde o controle de estoque até as vendas e administração. Contribui, assim, para que todos os setores da indústria trabalhem em conjunto.
Esse sistema também fortalece a troca de informações entre as diferentes áreas, de forma a evitar comunicações destoantes. A tecnologia possui papel importante nisso, pois consegue analisar uma grande quantidade de dados e integrar informações.
Mas, para que o PCP funcione de forma efetiva, é preciso cumprir três objetivos:
1. Planejamento
O planejamento é o momento onde entende-se especificamente o que será feito. Definindo prazos para o cumprimento de cada etapa da cadeia de suprimentos.
2. Controle
O controle é uma etapa constante que envolve monitoramento e análise de gargalos. Visa fazer ajustes e otimizações que melhorem os processos da fábrica.
3. Programação
Esta é a hora de definir quais serão os recursos necessários para completar o fluxo de produção que foi planejado. Sejam eles equipamentos, matéria-prima e/ou mão de obra.
Quais os benefícios do Planejamento e Controle de Produção?
Agora que você entendeu um pouco sobre os objetivos do PCP, veja quais são seus principais benefícios:
Tomada de decisão eficiente
Como o sistema controla toda a cadeia de produção, obtém dados provenientes de diferentes cenários e etapas. Eles ficam centralizados e podem ser acessados rapidamente.
Dessa forma, há diminuição de erros e a resolução de problemas se torna ágil. Além disso, a tomada de decisão é muito mais assertiva, pois é fundamentada em informações concretas e no histórico de produção da fábrica.
Controle do estoque
O desperdício de insumos é um dos maiores desafios a serem enfrentados numa indústria. No receio de faltar algo, por vezes o setor de compras adquire uma quantidade exagerada de matéria-prima, que acaba não sendo utilizada dentro da data de vencimento.
Mas, tendo em mãos informações integradas, é possível controlar melhor o estoque para que não faltem insumos. Dessa forma, a empresa conhece o que há no depósito e pode se programar melhor quanto às datas de compra.
Projeção de demanda
Também relacionada a gestão de materiais está a projeção de demanda. A atividade visa conhecer quais os produtos mais vendidos, as vendas sazonais e o estoque mínimo de cada material.
Isso é feito com base em análises estatísticas e consulta ao histórico da indústria. O que possibilita entender quais são os recursos necessários para cada período e também o quanto deve ser vendido a curto, médio e longo prazo.
Acompanhamento da produção
Com o monitoramento do fluxo produtivo, é possível obter dados como tempo, capacidade e desempenho. Conhecer esses resultados é fundamental para entender se a produção está andando conforme o planejado ou se necessita de ajustes.
Assim, cria-se um cenário de constantes melhorias nos processos da fábrica. Trazendo escalabilidade perante os novos desafios.
Planejamento e Controle de Produção com o Delmia Ortems
A tecnologia oferece suporte para que a fábrica faça o PCP de maneira efetiva. E nesse contexto existem soluções que atendem a diferentes demandas.
O Delmia Ortems, por exemplo, é um software de Planejamento e Produção Avançados (APS), que permite um planejamento integrado e preciso.
O sistema combina fatores como capacidade produtiva, prazos e sazonalidades para planejar, levando como base recursos finitos. Além disso, os dados podem ser facilmente compartilhados com os responsáveis, promovendo uma troca de informações transparente.
Ele permite uma visualização interativa e integra os fluxos de produção, o que ajuda a identificar rapidamente os gargalos. Com o Ortems, é possível simular diversos cenários, considerando os mais variados fatores, para chegar num resultado de excelência.
Por fim, conclui-se que o PCP é uma das áreas fundamentais para o bom funcionamento e desenvolvimento da indústria. E a tecnologia é uma grande aliada nesse contexto.
Gostou de saber mais sobre esse tema? Para conhecer mais benefícios do Delmia Ortems, entre em contato com nossos especialistas!
[wen_cta id=”16943″]